top of page

Trabalhos Acadêmicos

Monografia de Conclusão de Curso

Título: "Conhecer para conquistar: os usos dos relatos de viajantes britânicos na África para o imperialismo no século XIX"

Autor: Arthur Balbino Câmara Canto

Universidade: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Curso: História

Ano: 2015

 

 

Resumo:

 

       O presente trabalho tem por objetivo relacionar a produção de relatos de viagens pelos exploradores britânicos com a dominação inglesa dos séculos XVIII e XIX na África. As relações entre os continentes africano e europeu sofreram uma drástica mudança nesse período devido, principalmente, à Revolução Industrial e às novas demandas comerciais. A partir da análise desses documentos é possível compreender as estratégias utilizadas pelos viajantes para convencer a população europeia da vantagem de empreender campanha no continente africano e para subjugar os povos africanos. Ainda nos relatos é possível perceber as diversas estratégias de resistência por parte desses nativos através de alianças com europeus ou outros povos africanos. Além disso, o trabalho visa analisar a contribuição da ciência e da religião como bases de sustentação do sistema imperialista: a ciência, como uma produtora de teorias racialistas e a religião empreendendo a noção de “caridade cristã” de levar a civilização para povos atrasados.

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso 

Título: "O Império do Mali antes da colonização - O Povo que tinha um rei"

Autor: Carlos Alberto dos Anjos Afonso

Universidade: Universidade Simonsen

Curso: África e diáspora africana

Ano: 2014

 

Resumo: 

   

     Este trabalho se dedica a apresentar a grandiosidade de ser afrodescendente em um discurso apresentando, para este fim, parte de uma África, que até o presente era pouco conhecida ou mal apresentada. África esta que sempre foi o berço da humanidade, porém, não a apresentam, no ensino, de forma igual, tal como se apresenta, no ensino, sobre a Europa e os diversos países que a constituem, fazendo com que todo afrodescendente, que more fora da África, tenha um sentimento de menos valia, reforçando a estereotipação de um achincalhamento de menoridade. Mostrar que seriam grandes, os benefícios, do que seria entender e conhecer o modo de vida, social, cultural e politico dos diversos impérios africanos. Fazendo com que estes afrodescendentes conhecessem melhor sua ancestralidade e tivessem um entendimento correto do que é ser afrodescendente. Mostrar que ser afrodescendente é ser parte de um continente que possui valores morais, intelectuais e humanistas, capazes de serem absorvidos dentro de uma formação afrocêntrica, original.

bottom of page