top of page

Referências Bibliográficas

 

Nesta página, desejamos chamar a atenção para quatro livros sobre a temática da história das áfricas, desde as relações transnacionais até os casos regionais, desde romances literários até trabalhos acadêmicos. Mensalmente, alteraremos as propostas bibliográficas.

O Mundo Negro
 
Amilcar Pereira

Publicado em 2014, oriundo da pesquisa de doutorado na Universidade Federal Fluminense, "O Mundo Negro" é um livro que contribui para uma crescente literatura sobre o movimento negro no Brasil e ajuda a situar o ativismo dos membros do movimento negro e das organizações que integram o contexto dos movimentos sociais no Brasil e na América Latina.

O Alufá Rufino
João José Reis
Flávio Gomes
Marcus Carvalho

Este livro, escrito a seis mãos por especialistas na história da escravidão no Brasil, reconstitui a movimentada biografia de Rufino José Maria e faz uma abrangente análise do contexto histórico do Brasil e da África no século XIX. Nascido no antigo reino africano de Oyó, escravizado na adolescência por um grupo étnico rival, adquirido por traficantes brasileiros e levado para Salvador da Bahia, o protagonista deste grande livro teve sua biografia dividida pelo oceano. 

Barroco Tropical
 
José Eduardo Agualusa

Escrito por José Eduardo Agualusa, escritor angolano, "Barroco tropical" (2009) é um livro ambicioso, de grande fôlego e densidade. A ação se passa em Luanda no ano de 2020 e é narrada alternadamente pelo escritor Bartolomeu Falcato e pela cantora Kianda, sua amante. O livro possibilita compreender, a partir do discurso literário de Agualusa, uma Angola permeada de indetidades heterogêneas.

Em Costas Negras
 
Manolo Florentino

Ao desvendar os mecanismos do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro no período de 1790 a 1830, "Em costas negras" (Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa de 1993) traz à luz dados e formulações até hoje negligenciados por clássicos da historiografia brasileira. 

bottom of page