
Para pensarmos nossas áfricas de modos diferentes
Em todas as nossas Propostas Educacionais, partiremos da mesma linha de raciocínio proposta pela historiadora e coordenadora de documentação do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil), Verena Alberti, no texto “Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais”.
Em primeiro lugar, informaremos o tema da aula e em que momento este se encaixa em um hipotético currículo escolar do ensino médio. A partir do tema, levantaremos um problema-chave, a fim de que possamos definir uma questão de pesquisa para os professores e/ou alunos. Mas, deve-se levar em conta que nossa ideia inicial é que o Nossas Áfricas seja um portal de conhecimento para qualquer pessoa que deseja construir conhecimento, não estando restrito ao ensino médio.
Já com a questão de pesquisa, faremos a problematização desta através de uma seleção de fontes que possam dar conta de uma melhor compreensão sobre os indivíduos no recorte histórico proposto e que nos possibilitem compreender o contexto da sua produção, ou seja, de que forma foram produzidas, para quem e por que.
Ao final, serão propostas algumas tarefas didáticas que possibilitem um trabalho mais direto com os alunos, costurando a pesquisa do tema e levantado até a seleção de fontes com o trabalho aos alunos.
Boas pesquisas!